06/08/2009

Mago

Mago - grafite
Trabalho em grafite que eu fiz ontem durate a madrugada pois estava sem sono.

Mago ou Magi – plural do termo persa magus – significa tanto "imagem" quanto "homem sábio", que vêm do verbo cuja raiz é "meh", significando "grande", e em sânscrito, "maha".

Mago usualmente denota aquele que pratica a magia ou ocultismo. No entanto, pode indicar também alguém que possui conhecimentos e habilidades superiores como, por exemplo, quando se diz que um músico é um "mago dos teclados", pois toca com perfeição o instrumento musical.

Visão científica

Os Magi originais eram a casta sacerdotal da Pérsia Sassânida, além de químicos, físicos e astrólogos. Seus trajes consistiam de um manto escuro decorado com astros, chapéu alto, triangular e pontudo, e suas demonstrações públicas envolviam o uso de substâncias químicas para geração de fumaça que causavam grande impressão entre o povo; observadores europeus trouxeram sua imagem para o folclore do ocidente.

Visão religiosa

No sentido religioso e histórico, denotava uma linha sacerdotal hereditária na Persia, da qual Zoroastro (ou Zaratrusta) foi um membro conhecido. Esta casta formava a sociedade dos Magos ou Magi, que dividiam os iniciados em três níveis de iluminação:

  • Khvateush – Os mais elevados, iluminados com a luz interior, iluminados.
  • Varezenem – Praticantes
  • Airyamna – Amigos dos arianos

Os antigos magos persas eram divididos em três níveis:

  • Herbods ou noviços
  • Mobeds ou Mestres
  • Destur Mobds – Homens perfeitos, sendo idênticos com os hierofantes de mistérios praticados na Grécia e no Egito (veja hermetismo).

A Bíblia traduz os magos como homens sábios. O termo também tornou-se familiar com os magos que visitaram o menino Jesus no Evangelho de Mateus, capítulo II.

Visão atual

Nos dias de hoje a magia foi revivida em seu aspecto ritualístico, principalmente pela Ordem Hermética do Amanhecer Dourado ("Hermetic Order of the Golden Dawn"), na Inglaterra ao final do século XIX.

Um comentário:

  1. Belo post...
    Faltou só dizer que existe o mago negro e o mago branco, e dar alguns exemplos de famosos magos da história.
    (sim, cara chato!!)

    ResponderExcluir

Contatos

Contatos

Pesquisa

Related Posts with Thumbnails