28/11/2009

Oni

Brincalhões, sarcásticos, mortais.
Gosto muito das ilustrações japonesas princpalmente aquelas que contém o caráter mais sobrenatural. Nesse blog eu postei sobre onis em duas postagens distintas aqui e aqui.

Vou até repostar o texto que coloquei na época.



Personagem de inúmeros contos e lendas japonesas, o Oni é uma criatura misteriosa geralmente representada com forma humana, mas com estatura muito maior e exibindo dois chifres na cabeça. Embora seja visto como um guardião do inferno, ele é um pouco diferente do diabo ou demônio imaginado pelos ocidentais. Oni é uma criatura mais complexa. Às vezes é a própria encarnação do mal, outras vezes chega a ser adorável. Ora é um monstro terrível a ser derrotado pelo herói, ora não passa de um bode expiatório. O Oni às vezes se transfigura de mulher e torna-se a encarnação do ciúme e da inveja. Nas histórias infantis, ele aparece muitas vezes como um bicho-papão, alguém cujo papel é meter medo nas crianças para que elas não se desviem do bom caminho. Em suma, o Oni simboliza quase tudo o que é misterioso ou estranho. Ele representa o "outro", conforme bem definiu Ariko Kawabata, professora de literatura inglesa da Universidade da Província de Aichi. No Japão, o dia 3 de fevereiro é conhecido como Setsubun, que significa "divisor de estação". Ele marca a passagem do inverno para a primavera, segundo o antigo calendário japonês. Na noite do Setsubun, os japoneses costumam espalhar grãos de soja pela casa e dizer "Oni wa soto, fuku wa uchi" (Para fora demônio, para dentro a boa sorte), para espantar os maus espíritos e atrair a felicidade. Neste caso, o Oni representa também o espírito do frio e do inverno.

Expressões e provérbios Oni ni kanabô : Significa "da melhor", "mais que perfeito" ( O Oni já é forte; com um bastão de ferro, fica ainda mais forte).
Oni no inu ma ni sentaku : Relaxar na ausência daquele que mete medo. "Quando o gato sai, o rato faz a festa".
Oni ga deruka jya ga dekura : Utiliza-se quando é difícil prever o que poderá acontecer em seguida.
Oni no kakuran : Doença tina que atinge alguém que aparentava ter ótima saúde.
Oni no kubi o totta yô : "Como se houvesse arrancado a cabeça do oni". Ou seja, "como se fosse um grande feito".
Oni no me ni mo namida : O Oni também chora. Isto é mesmo os mais brutos podem se revelar sensíveis.
Oni mo jûhachi bancha mo debana : Até o Oni era bonito quando moço. Tudo é bom no seu momento ideal.
Fonte: São Paulo Shimbun 03/02/2000

3 comentários:

  1. algo de sobrenatural ronda...certas conversas geram bons trabalhos!
    muito bom!
    gostei a vera!

    ResponderExcluir
  2. Eita papo de bar que rendeu! ^^

    ResponderExcluir

Contatos

Contatos

Pesquisa

Related Posts with Thumbnails