Grafite sobre papel
Gandalf, o Cinzento é um dos personagens principais de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, e um dos magos mais famosos da literatura.Foi interpretado por Ian McKellen nos filmes de Peter Jackson.
É um maia, espírito angelical do mundo tolkienano, e assumiu a forma de um velho homem para combater o mal na Terra Média. Tornou-se muito amigo de um hobbit, Bilbo Bolseiro (na versão portuguesa, Bilbo Baggins), e com seu sobrinho, Frodo, ele decidiu levar o Um Anel para a destruição (assim destruindo Sauron, o senhor da Terra de Mordor, o senhor das trevas na 3ª era da Terra Média).
Enquanto ele conduz a Comitiva do Anel, se depara, em um dos salões dos Anões, em Moria, com um gigantesco Balrog, um demônio ancestral criado por Morgoth(Melkor), o antigo senhor de Sauron. Travando uma luta, ele acaba caindo na escuridão de Khazad-Dûm juntamente com o seu adversário. Eles lutam, até Gandalf derrotá-lo e morrer em seguida, indo para os Salões de Mandos, e o Vala (espírito angelical superior) concede a Gandalf que volte em um mesmo corpo para cumprir com a sua missão na Terra-média. Renasce e é levado por Gwaihir, Senhor dos Águias, até Lothlórien, onde Galadriel manda seus Elfos o vestirem de branco, tornando-se Gandalf, o Branco.
O mago branco é, por essência, o líder da ordem dos Istari, os magos. O antigo mago branco, Saruman, senhor de Orthanc foi corrompido pelo desejo de possuir o anel. Então Gandalf, o branco, quebrou o cajado de Saruman, impedindo-o de usar seus poderes, em Orthanc em companhia do rei Théoden de Rohan.
Após uma luta épica, Sauron é derrotado. Depois da derrota de Sauron, Gandalf volta a Valinor, e os membros da Comitiva do Anel ganham permissão (mesmo os não-Elfos) para ir para lá também.
Gandalf ("Elfo do Cajado") é também conhecido como Olórin, em Quenya, nas Terras Imortais; Mithrandir ("Peregrino Cinzento"), em Sindarin, pelos Elfos Cinzentos; Tharkûn ("Homem do Cajado"), pelos Anões; e Incánus, no sul.
Fonte: Wikipédia