O Cigano - Grafite sobre papel
- cigano
-
-
-
- s. m.,
- indivíduo pertencente a uma raça nómada, a raça cigana, provavelmente originária da Índia e emigrada para a Europa Central, que possui um código ético próprio e que se dedica ao comércio, ao artesanato, a ler a sina, etc. ;
- fig.,
- vendedor ambulante;
- homem astuto, velhaco, trapaceiro, burlador;
- adj.,
- ladino, esperto, ardiloso.
Fonte: Priberam
Há poucos registos sobre a origem dos ciganos, que permanece um mistério. O que hoje se sabe, graças a indícios nos vários dialectos do seu idioma – o romani – é que vieram do norte da Índia para o Médio oriente há cerca de mil anos. Trabalhavam como menestréis e mercenários, ferreiros e artistas, damas de companhia e aios. Acreditando que os ciganos vinham do Egipto, os ingleses chamaram-nos de "gypsies". Porém, os ciganos chamam a si próprios "roma", que significa "homem" no seu idioma.
Distribuiram-se por várias zonas da Europa, mas as razões históricas que levaram ao seu nomadismo devem-se essencialmente à sua difícil integração social. Devido ao tom escuro da sua pele, eram vistos nas terras onde chegavam pelos gadje (estrangeiros em romani) como malditos ou enviados do demónio. Por outro lado, o facto de alimentarem práticas de quiromancia e adivinhação fez com que fossem repudiados pela Igreja Católica e pelas diferentes religiões cristãs.
As pessoas Rom, título da ligação, juntamente com os Sintos são designados vulgarmente por "Ciganos". São pessoas tradicionalmente nomádicas, originárias do norte da India e que hoje vivem espalhados pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem. A maioria dos Roms falam alguma forma do idioma romanês, uma língua muito próxima das modernas línguas Indo-europeias do norte da India e Paquistão. A moderna antropologia relacionou a língua romani com as línguas Punjabi e Potohari, faladas no norte do Paquistão.
Os Rom eram muitas vezes percepcionados como possuidores de poderes psíquicos (há mesmo um estereótipo do "cigano que prevê o futuro"), e a invenção do Tarot é-lhes por vezes creditada.
Fontes: http://pagpessoais.iol.pt/~mz72612a/historia.htm e Wikipédia